Claudio Borges

Technical blog about Linux, BSD, Mac OS X, Games and etc.

Archive for the ‘Mac os x’ Category

Mapeando teclas no Mac Terminal

with one comment

Se você é um feliz usuário de Mac (como eu) e utiliza o terminal, deve ter percebido que o as teclas Home, End, Page Up/Down não funcionam corretamente. O motivo não sei, só sei que se você quizer utilizá-las, terá que fazer o mapeamento correto.

Os valores correto de cada tecla para o terminal são:

Home:		\033[1~
End:		\033[4~
Page Up:	\033[5~
Page Down:	\033[6~

Abra um terminal, vá em Preferencies –> Settings –> Keyboard, selecione a tecla end, pois esta é a primeira da lista, depois clique em Edit. Copie o valor acima que corresponde a tecla end e cole. Não tente digitar pois ele vai mapear o endereço da tecla e não o que será colado:

Terminal Pro

Repita o mesmo procedimento para as outras teclas, e seu terminal está configurado :).

Written by but3k4

April 17th, 2010 at 2:03 pm

Posted in Mac os x

Tagged with

Media Server para xbox360 e ps3

without comments

Para todos aqueles apaixonados por video-games (assim como eu), resolvi escrever este post.

Muitos não sabem mas esta nova geração de video-games vai muito além dos jogos, você pode por exemplo, utilizá-lo para assistir seus animes, filmes, vídeos e fotos na tv. Este recurso se chama Media Center.

Usuários de Windows 7, o Windows Media Player já tem este recurso nativo e funciona tanto para PS3 e Xbox360. Como sou usuário de Mac, a coisa já fica um pouco complicada.

Para quem tem Playstation 3, existe o PS3 Media Server, ele é feito em java e funciona em Windows, Linux e Mac. Agora para Xbox360 infelizmente não existe quase nada para Mac, a grande maioria dos Media Servers são pagos. Dos pagos o melhor é o Connect360, ele custa 20 dólares, tá certo que não é um absurdo de caro, mas existem soluções grátis que funcionam tão bem quanto ele e é por isto que lhes apresento o Orb.

Este Media Server é muito bom, não testei todos os formatos de vídeos, mas mp4, avi e mpeg sei que funciona :). Para ele poder utilizar este software, você precisa registrar um usuário no site, caso contrário o mesmo não irá funcionar. Depois feito o registro, baixe-o de acordo com o seu sistema operacional, no meu caso Mac.

A instalação é bem simples, ele vai pedir o usuário e senha que você registrou no site, depois disto é só configurá-lo.

Esta é a tela inicial, digite seu usuário e senha:

tela inicial

Painel de controle, onde tem todas as opções do programa:

control panel

Preferências, configure o seu conforme mostra a figura abaixo:

preferencies

Diretório que você vai compartilhar, ou seja, o lugar onde estão seus vídeos, fotos e músicas, como exemplo estão meus diretórios, altere para os seus 🙂

media source

Aqui é a parte do media server, clique no botão advanced e aumente a velocidade da conexão para o máximo:

media server

Depois de fechar, o seu Media server irá ficar como ícone na barra de ferramentas, agora é só ligar seu video-game e boa diversão. A vantagem deste é que ele roda como serviço, ou seja, basta ligar seu computador e ligar o video-game e assistir, assim nunca mais você vai precisar gravar dvds para assistir na tv :).

Written by but3k4

April 14th, 2010 at 12:43 pm

Posted in Games,Mac os x

Tagged with , ,

softwares para mac os x em formato .dmg

with 2 comments

Se você utiliza mac os x assim como eu, deve ter sentido falta de muitos softwares básicos existentes no linux, como por exemplo o wget. Ae caso você queira utilizá-lo, vai ter que baixá-lo, juntamente com as deps e compilar, ou então utilizar o macports, só que este tem um problema: Ele não utiliza nada que existe no seu sistema, ou seja, se você vai compilar algo que necessite do perl por exemplo, ele vai baixar o perl e compilar, só que no mac já existe o perl :).

Mas nem tudo está perdido, o site rudix.org (brasileiro e programador python :)) oferece vários softwares em formato .dmg, com isto é só procurar o que precisa, baixar e instalar.

Uma dica é baixar o coreutils, wget, unrar, nmap e mtr.

Written by but3k4

February 7th, 2010 at 4:11 pm

Posted in Mac os x

Tagged with ,